Como escolher a melhor impressora para sublimação

A maioria dos visitantes do nosso site está à procura de informações para acertar na hora de comprar sua impressora sublimática. Muitas são as dúvidas em relação a modelos, fabricantes, vendedores, tecnologia, tamanhos, formatos, etc… pra deixar qualquer um louco. Mas como escolher a melhor impressora para sublimação?Como não existe uma máquina que seja perfeita para todos os tipos de usos, usuários e bolsos, resolvemos montar este pequeno guia para lhe auxiliar a escolher a melhor impressora para sublimação baseado em seus recursos e necessidades.

O que seus clientes buscam?

O primeiro passo e fazer uma pequena pesquisa de mercado para ver se aquela “super ideia” que você teve é comercialmente viável. De nada adianta ter produtos maravilhosos aos seus olhos porém demasiadamente caros ou não desejados pelos compradores.

Depois de sondar a real necessidade do mercado, você precisa encontrar uma máquina capaz de realizar os trabalhos. Por exemplo, caso queira fazer uniformes para times de futebol, de nada vai adiantar comprar uma impressora pequena, pois para estampar camisetas inteiras você precisará de uma plotter de no mínimo 1,10m de boca.

Camiseta sublimada.

Com uma impressora pequena é impossível realizar uma estampa dessas, por exemplo.

O exemplo contrário também é válido. Se pretende vender chinelos personalizados através do Mecado Livre, para que gastar uma fortuna em uma impressora gigante se com uma Epson doméstica com bulk sublimático conseguirá realizar o serviço?

Quando dinheiro tem para gastar?

A não ser que você tenha ganhado na loteria, provavelmente vai querer gastar o menor valor possível para obter a impressora sublimática que precisa para realizar os trabalhos que deseja.

Se chegou a conclusão de que precisa de uma plotter porém dispõem de dinheiro – ou crédito – insuficiente para comprá-la, pode optar por comprar primeiro uma impressora pequena doméstica e mais tarde, quando estiver capitalizado, adquirir a máquina que tanto sonha.

Lembre-se que além da impressora vai precisar gastar com a estrutura para ela, como, por exemplo, um ar condicionado e um no-break.

Estude as possibilidades

Você lendo este artigo já está no caminho certo… está estudando! Não compre a primeira impressora para sublimação que aparecer pela frente porquê o preço parece bom. Seja racional, pois se comprar errado vai se arrepender mais tarde quando tiver que vender a máquina por um valor muito abaixo do mercado.

Como escolher a melhor impressora para sublimação?

Como escolher a melhor impressora para sublimação?

Pesquise os principais fabricantes como Epson e Xerox, porém não deixe de estudar as propostas de empresas menores, pois muitas delas têm preços bons e fabricam suas impressoras com as peças da Epson e Xerox, além de algumas já virem prontas para sublimação de fábrica.

Vá em feiras, pesquisa na internet, fale com “concorrentes” e clientes, etc… Aqui no site dispomos de uma seção de impressoras pequenas e outra de plotters/impressoras grandes.

Encontre quem vende

Existem muitos vendedores, que diferem entre si em preços e assistência técnica. Antes de comprar sua impressora veja questões como garantia, preço da hora da assistência, disponibilidade de peças, etc.

Quando um vendedor lhe oferecer uma máquina que pareça se encaixar em suas necessidades e orçamento, peça para falar com clientes que já compraram essa mesma máquina. Eles poderão dar um depoimento de profunda valia para sua decisão.

Tem dicas de como escolher a melhor impressora para sublimação?

Se tiver alguma dica de como escolher a melhor impressora para sublimação para dar aos nossos visitantes, deixe nos comentários abaixo.

222 comments for “Como escolher a melhor impressora para sublimação

  1. 06/06/2013 at 22:38

    Boa Noite, estou entrando neste ramo agora e gostaria que vcs me indicassem uma impressora sublimatica, tenho visto varias marcas,mas não sei qual seria ideal pra mim. Estou fazendo algumas estampas pra camisetas e pelo que tenho pesquisado a grande maioria das impressoras tem area de impressão entre 33×42, gostaria de encontrar uma que me desse a liberdade de uma área maior de impressão nas camisas. Qual dessas aí me atenderia,tanto no ponto de vista custo beneficio,como tbm qualidade de impressão. Vi também que a maioria imprime em modo CMYC, como faço minha arte em photoshop usando cores RGB, não gostaria de perder a qualidade das cores mais vibrantes em minhas estampas.Podem me ajudar?
    Desde já agradeço
    Alysson

    • Marco
      10/06/2013 at 07:15

      Olá… as impressoras de grandes formatos estão aqui: http://impressorasublimacao.com/category/impressoras/grandes/
      Quanto a fazer as artes em RGB, é possível sim, mas com certeza as cores mudarão um pouco depois de prensadas. Você pode criar um perfil de cores em seu monitor que se pareça com as cores depois de prensadas… ajuda bastante.

      • Alysson Freitas
        14/11/2013 at 14:16

        muito obrigado Marco

  2. Tatiana
    25/07/2013 at 21:03

    Oi, gostaria de saber se a máquina de sublimação estampa qualquer tipo de tecido com estampas por ela toda, tipo camisetas e moletons. Obrigada.

    • Marco
      30/07/2013 at 13:57

      Olá,
      a sublimação funciona bem em malhas e tecido com composição de no mínimo 90% de poliéster. Em todos os outros materiais que fogem disso esse tipo de estampa fica prejudicada. Portanto, no moletom, por exemplo, que geralmente tem no máximo 50% de poliéster, as estampas fica desbotadas e sem nitidez.
      O ideal é fazer testes antes de começar a produzir em escala.
      ABRAÇO

    • Eder
      06/10/2013 at 00:47

      Não. A Impressora de sublimação só sublima (pinta) o papel, para depois ser prensada o material. Essa tinta sublimática só é aceita em materiais sintéticos
      100% poliester. Para materiais de algodão não serve.
      Ps 1: Talvez exista alguma tinta para fazer sublimação em algodão, por enquanto desconheço.
      Ps 2: Existem plotters de sublimação em formato grande que já sublima direto no tecido. Só que custam caro. ; )

      • MIMADA CRIS
        19/11/2013 at 15:31

        PARA POLIESTER TINTA SUBLIMATICA
        PARA ALGODAO TEM QUE SER PIGMENTADA

      • Roberta
        16/05/2014 at 11:31

        Bom dia, para fazer em algodão, é tinta Pigmentada.
        O processo é o mesmo, só muda a tinta.
        Lembrando que Pigmentado só faz em tecido de algodão, nenhum outro.

      • priscila
        10/11/2014 at 10:26

        25 mil uma direct to garment

    • Alex
      08/05/2014 at 00:35

      A sublimação só ocorre em materiais com base de poliéster, caso não seja utilizando o exemplo dos chinelos é necessário aplicar uma fina camada de resina de poliéster para ocorrer o processo de sublimação.

  3. Tatiane
    27/07/2013 at 08:36

    Bom dia, estou entrando no ramo de chinelos personalizados, e gostaria de saber qual melhor impressora para isso?

    Desde já, agradeço!

    • Marco
      30/07/2013 at 13:52

      Olá, Tatiane.

      O ideal é comprar uma impressora que imprima tamanho A3. Vai abrir seu leque de opções.

      ABRAÇO

  4. Paulo Manga
    08/08/2013 at 13:55

    Tenho muitas impressoras semi-novas mas rodas são HP. Existe uma forma ou alguém que as transforme par usar tinta sublimatica????

    • Marco
      28/08/2013 at 14:53

      Pelo que sei as HP’s não tem como transformar em sublimática, devido a seus sistema de impressão.
      ABRAÇO

    • MIMADA CRIS
      19/11/2013 at 15:35

      SOMENTE EPSON E XEROX DA PARA SER TRANSFORMADA NA HP POD SER QUE ALGUEM FAÇA MAS ACONTECE QUE VAI TE DAR MUITOS PROBLEMAS COM ENTUPIMENTO ACABA SAINDO MUITO MAIS CARO COMPRE UMA EPSON DE PREFERENCIA NENHUMA DA LINHA L ATE MOMENTO ELAS ACABAM DANDO PROBLEMA VAI DA SORTE TBM AO INVES DE MULTIFUNCIONAL COMPRE UMA QUE SO IMPRIMA VAI ACHAR UM PREÇO ACESSIVEL E ELA IMPRIMIRA MAIS RAPIDO POR SER SO IMPRESSORA AGORA SE NAO TIVER QUE FAZER 1000 FOLHAS POR DIA UMA MULTIFUNCIONAL E UMA OTIMA COMPRA

      • Professor
        11/02/2014 at 20:30

        Mamada Cris, seu texto está horrível para ler. Caixa alta, sem pontuação…simplesmente horrível.

      • Roberta
        16/05/2014 at 11:32

        Bom dia, para fazer em algodão, é tinta Pigmentada.
        O processo é o mesmo, só muda a tinta.
        Lembrando que Pigmentado só faz em tecido de algodão, nenhum outro.

        • rosana
          25/08/2014 at 20:45

          qual e a tinta pigmentada para imprimir em algodao , e a mesma do papel ? e o papel a usar e o de sublimação ? estou começando a inda tem detalhes que nao si poderia me ajudar? a epson L355 admite somente tinta sublimatica epson ou aceita alguma outra ? quando vai fazer com tinta pigmentda tem que trocar todos os cartuchos , usa a mesma impressora ou tem que usar uma impressora somente para usala em tinta pigmentada ? me responderia ao e mail > rosana.labadie@gmail.com … obrigada rosana

      • Roberta
        16/05/2014 at 11:33

        Bom dia, porque a linha L da Epson não é boa para sublimar?

      • Renato Maquiné
        10/09/2014 at 13:27

        Mimada Cris, to querendo comprar uma impressora para iniciar com sublimação e me ofereceram uma epson stylus cx4900 você sabe se serve? Outra coisa, me falaram também que esse tanque de tinta original que já vem na impressora não serve, que eu teria que instalar um bulk ink por fora, sabe me dizer se procede essa informação, ou se eu posso sim usar a tinta sublimática no próprio tanque de tinta que já vem na impressora??
        Obrigado

  5. valeria
    08/08/2013 at 20:03

    estou entrando no ramo de roupas infantil e gostaria de saber qual impressora poderia compra que eu poderia esta estampando tento camisa infantil como camisa de adulto em sublimação total.

  6. Jessica
    08/08/2013 at 20:38

    Ola…
    Estou entrando nesse ramo das camisetas e tenho uma duvida: nas camisetas de poliéster tem alguma restrição nas cores, posso usar film de qualquer cor de estampa em qualquer cor de camiseta?

    • Marco
      28/08/2013 at 14:50

      Olá… as estampas em sublimação ficam boas em malhas e tecidos claros. Como as impressoras ainda não imprimem em branco, é impossível fazer fundo nas peças escuras. ABRAÇO

  7. Renata
    12/08/2013 at 02:11

    Olá!
    Infelizmente vi esse site agora… comprei recentemente a impressora Epson L800 por causa da qualidade fotográfica q ela promete. Comprei tb uma prensa térmica 8 em 1 e o vendedor da prensa me garantiu q poderia usar a L800 p sublimação, li na net q a msm não poderia ser usada p esse fim pois possui tinta corante e as sublimáticas não seriam compatíveis. O faço agora? O q vcs me recomendam? Pretendia usar os equipamentos acima p imprimir principalmente em tecidos sintéticos, porcelanas e vidros. Ms tb usaria a impressora p imprimir personalização de festas.
    Agradeço desde já a atenção e aguardo resposta

    • Eder
      06/10/2013 at 00:54

      Veja se tem nomercado cartuchos da L800 recarregável , se tiver compre os saches de tintas sublimáticas (recomendo genesis) e recarregue os cartuchosda impressora. Muita gente usa cartuchos Bulk-ink Sublimáticos ( de uma pesquisadinha creio eu que de sim pra vc usar a impressora.

    • Roberta
      16/05/2014 at 11:37

      Bom dia, toda Epson “doméstica” é de fábrica com corante, o que se faz é iniciar a maquina nova com sublimatica, a desvantagem é que você perde a garantia da Epson, alguns vendedores dão garantia de 3 meses na sublimatica.

  8. luciene
    13/08/2013 at 21:24

    olá..
    estou começando no ramo de estamparia e ainda não sei qual impressora comprar para sublimação… procuro uma impressora boa e bem em conta ..onde encontro tem alguma fabrica ou site q vc indica. por favor poderiam me ajudar

    • Tissi
      15/11/2013 at 18:09

      Olá Luciene, me coloco à sua disposição para mais informações sobre impressora para sublimação. Atenciosamente.

  9. Antonio de Pádua Maia Chaves
    15/08/2013 at 23:32

    Olá,primeiro gostaria de parabenizar por esse site.Bom,estou começando agora no ramo de sublimação e atualmente estou trabalhando com uma impressora pequena , a L 355, mas ela só trabalha com A 4 e gostaria de trabalhar com tamanhos maiores,como imprimir uma peça completa,ou seja uma camiseta inteira,então vem a minha pergunta qual seria a impressora ideal.

    • Marco
      28/08/2013 at 14:47

      Ola… você precisa de uma plotter de grande formato. O ideal é uma com no mínimo 1,10 m de boca.
      ABRAÇO

    • Tissi
      15/11/2013 at 18:09

      Olá Antonio, me coloco à sua disposição para mais informações sobre impressora para sublimação. Atenciosamente.

    • Katiuscia
      04/12/2013 at 20:11

      Olá estou começando no ramo da sublimação e comprei uma epson l355, mas ela não está reconhecendo a tinta sublimática. Alguém encontrou o mesmo problema ?

      • Marco
        05/02/2014 at 09:05

        Olá… já resetou os cartuchos?
        ABRAÇO

    • MARCIA NIDECK
      16/06/2014 at 01:35

      OLA, GOSTARIA SABER SE VOCÊ ESTA TRABALHANDO COM A IMPRESSORA EPSON COM TINTA SUBLIMÁTICA? VOCÊ COMPROU SUa IMPRESSORA JA COM A TINTA SUBLIMÁTICA? POIS JA TRABALHO COM SUBLIMAÇÃO A BASTANTE TEMPO, E ESTOU PRECISANDO COMPRAR OUTRA IMPRESSORA , ESTOU EM DULVIDA ENTRE A BROTHER OU A EPSON L355? AINDA NÃO ENTENDI COMO QUE VAI FUNCIONAR A TINTA SUBLIMÁTICA NESSA EPSON, POIS VI NUM VIDEO QUE É PRECISO ENTRAR COM O COD DAS TINTAS ORIGINAIS P QUE ELA FUNCIONE. ME AJUDE A SAIR DE IMPASSE.

  10. Eduardo Ramiro
    16/08/2013 at 09:39

    Marcos bom dia, estou querendo comprar uma impressora A3 e uma prensa térmica para estampar camisas em minha loja coisa pequena, tem muita procura para estampar fotos na blusa, gostaria de saber qual impressora A3 devo comprar e qual prensa térmica.

    • Wanderson Barreto (Camisa de Estampa)
      21/11/2013 at 13:04

      Olá Eduardo!
      Uma ótima impressora para o seu caso é da Epson modelo T1110.
      Ela é de formato A3 e fará o que vc gostaria. Mas não se esqueça de instalar um bulk ink com tinta sublimática.
      Eu uso da marca GUARDIAN ou INK TEC (são muito boas).
      Sobre a prensa, compre uma de tamanho igual ou maior a 29,7 x 42 (A3)

      Espero ter lhe ajudado.

      • Lisiane
        04/05/2014 at 19:08

        Estou pesquisando para ter uma renda extra e, não entendi como instalar um bulk para tinta sublimática e quanto custa?

        • Marco
          04/06/2014 at 20:52

          Olá… solicite a instalação da pessoa que te vender o kit. Só não esqueça de pedir para colocarem TINTA SUBLIMÁTICA.

    • Lisiane
      04/05/2014 at 19:09

      Oi Eduardo, como está o uso da impressora e prensa.Teve algum inconveniente?

  11. Andrea Comesanha
    20/08/2013 at 20:19

    Boa noite, gostaria de saber se esse tipo de impressora funciona bem para tecido flame, ja vendo essas t-shirts mas quero comecar a fabica-las, aguardo retorno

    • Marco
      28/08/2013 at 14:42

      Sim, é possível imprimir sublimação para tecidos e malha flamê que tenham em sua composição no mínimo 80% de poliéster.
      ABRAÇO

  12. Fernanda
    27/08/2013 at 12:37

    olá. eu tenho uma Multifuncional Xerox Hi-QLED 6015NI, Wi-Fi e Rede, Alta Resolução, Colorida- Impressora, Copiadora, Fax, Scanner. Ela serve para imprimir transfers sublimáticos para camisetas, chinelos, canecas e bonés? Tenho medo de adaptá-la e não dar certo depois. obrigada.

  13. genival
    27/08/2013 at 22:49

    Também estou comersando nesse ramo, e tenho muitas duvidas como por exemplo: para estampar em camiseta de algodão de cores escuras usando o obm qual tinta devo usar sublimatica ou pigmentada? aguardo.

  14. FERNANDO MAIA
    30/08/2013 at 16:41

    BOA TARDE AMIGO, AQUI EM FORTALEZA JÁ SE COMENTA QUE HÁ EPSON LANÇOU UMA PLOTTER COM TINTA BRANCA PARA TECIDOS ESCUROS VC TEM CONHECIMENTO DESSA INFORMAÇÃO SE É VERDADEIRA OU FALSA?

    • Marco
      03/09/2013 at 10:19

      Olá, Fernando…

      desconheço no momento esse tipo de equipamento fabricado pela Epson. Farei uma pesquisa com alguns fornecedores e caso encontre algo publico aqui no site.

      Obrigado pela visita… ABRAÇO

      • Geraldo
        06/02/2014 at 08:37

        Já vi na rede a epson com 8 compartimentos para tintas, as de praxe, mais a laranja e branca.

    • Leo Santos
      25/08/2014 at 16:05

      Fernando onde encontro em Fortaleza uma impressora para sublimação boa e barata? e também uma prensa termica nacional?
      Desde já agradeço

  15. Guilherme Vieira
    02/09/2013 at 18:54

    Ola boa tarde, gostaria de saber qual impressora e o material usado para imprimir aquelas estampas de patrocinio de camisas de futebol, obrigado

    • Marco
      03/09/2013 at 10:21

      Olá, Guilherme… depende do tipo de camiseta. Já vi sublimadas, com serigrafia e até com aquele vinil de recorte que é aplicado com calor. Qualquer uma dessas técnicas consegue personalizar um uniforme esportivo.
      ABRAÇO

  16. Exata
    03/09/2013 at 11:26

    boa tarde, preciso de uma impressora que imprime para cromia em tamanho a3, alguem sabe de uma boa…

  17. Zeni
    04/09/2013 at 13:57

    Boa tarde Marcos.Parabéns pelas informaçoes.Estou começando no ramo de baby looks.Comprei uma prensa da Rimaq(usada)e o mesmo vendedor esta vendendo a impressora Epson t25 com bulk ink sublimatica por 300 reais usada,vc acha que vale?

    • Marco
      05/02/2014 at 12:01

      Olá… o preço é barato, porém você tem que ver se ela esta funcionando bem ou esta com a cabeça estragada ou entupida. ABRAÇO

  18. Júnior
    10/09/2013 at 14:21

    Bom, o comentário que foi o de cima meu foi errado, uahuaha

    Pois bem, estou querendo começar agora na área de estamparias e sublimação, só que não tenho praticamente nada de conhecimento a cerca de produtos, impressoras, tintas, camisas, modelo e afins.

    O ideal seria buscar me informar sobre tudo o que gira desde: tipos de camisetas até tintas, certo?

    Será que existem livros ou algum material que eu possa encontrar para me informar mais sobre?

    Muito obrigado.

    • Marco
      05/02/2014 at 11:59

      Olá, existe um site muito bom para quem trabalha com estampas chamado Estampa Web. O endereço é: http://estampaweb.com/

  19. Luiz Gustavo
    11/09/2013 at 21:42

    Ola, estou querendo comprar uma Epson T1110. Gostaria de saber se é uma boa máquina?

  20. Daniella
    20/09/2013 at 22:53

    Olá!Estou a procura de uma impressora que estampe em camisetas e chinelos,você pode me orientar?Não entendo nada disso e não quero errar na compra do equipamento.Obrigada!!

  21. Fabiana
    23/09/2013 at 17:05

    Boa tarde!

    Sou totalmente leiga no assunto, estou desempregada e vi uma oportunidade na venda de camisetas(claras e escuras), canecas, chinelos!

    Alguém pode me indicar uma boa impressora em custo, beneficio e qualidade?

    Na prensa vi Rimaq, Color Print, existem outras com preços por volta de até R$ 3.500,00 também completas de acessórios?

    E qual melhor impressora para impressão de fotos em custo, beneficio e qualidade, que imprima em todos tipos de papel para sublimação e se possível também em manta magnética?

    Abraços,
    Fabiana.

  22. Leandro Souza dos Santos
    12/10/2013 at 23:07

    Boa noite, minha esposa adquiriu uma epson t 1110 sublimatica para trabalhar com canecas personalizadas, antes da recarrega dos cartuchos, a impressão estava perfeita, após a recarga as cores estam fracas, sem vida. Por favor, ajude-nos a solucionar o problema.

    • Marco
      05/02/2014 at 11:51

      Olá… as tintas são de boa qualidade? Já tentou deixar mais tempo na prensa?
      Outra coisa a se fazer é verificar os jatos para ver se não estão entupidos.
      ABRAÇO

  23. Renato Freitas
    14/10/2013 at 17:56

    Olá,

    Estou dando início ao negócio com minha mãe.
    Nossa ideia é focar na produção de ecobags, logo, com o tecido de algodão cru.
    Visto que nos comentários anteriores fora informado que a impressão por sublimação não serve para algodão, qual método de impressão devo adotar?

    Serigráfica? Vocês possuem esse material?

    Att, Renato Freitas 21 8898-8237

    • Marco
      05/02/2014 at 11:49

      Olá… no seu caso o método mais indicado é silk-screen mesmo (serigrafia). ABRAÇO

  24. Natalia
    16/10/2013 at 14:07

    Olá você saberia me dizer qual impressora e tinta eu uso para estampar na cor branca e em uma camiseta preta? E outra questão, se eu estampar camisetas de algodão qual impressora eu usaria? Aqui em casa tem uma jato de tinta HP, mas eu pensava que a impressora sublimática imprimia bem em tecido 100% algodão! Acho que preciso de um impressora para material sintético e para algodão certo? O que você me diz? Grata.

    • Marco
      05/02/2014 at 11:46

      Olá… impressora boa para camisetas escuras e de algodão é difícil. Você precisará usar uma técnica adicional com OBM por exemplo. ABRAÇO

  25. Janilto
    18/10/2013 at 01:20

    Olá Marco.

    A Epson lançou uma serie de impressora com tanque de tinta. Gostaria de saber se elas se adaptam bem a tinta sublimatica;

    • Marco
      05/02/2014 at 11:45

      Olá… a Epson lançou uma impressora especial para sublimação. A maioria das pessoas que trabalham com sublimação profissionalmente estão com um pé atrás com a Epson, pois ela limitou a venda de cabeçotes e colocou os preços lá em cima. ABRAÇO

  26. Thiago
    25/10/2013 at 11:02

    Bom dia,
    Estou começando a estampar canecas, e decidi adaptar a minha Epson CX5600.
    Mandei colocar um bulk e tinta sublimática. Mas estou tendo problemas com a qualidade da impressão.
    Já alterei nas propriedades tanto do software quanto as da impressora para imprimir em máxima qualidade e nada… as impressões continuam saindo bem opacas e com aqueles risquinhos de quando a tinta está acabando.
    1- Será que esse é o máximo da impressão dela? Não me lembro da qualidade dela, pois já tenho ela há anos, mas só usava o scanner dela.
    2- Ou será que a empresa que fez essa adaptação me enrolou fazendo um serviço “meia-boca”?

    Será que eu devo comprar outra impressora mais atual, ou (na teoria) essa deveria dar conta do recado?

    Valeu!!

    • Marco
      05/02/2014 at 10:11

      Isso que você esta descevendo parece entupimento na cabeça de impressão. Se for o caso tente fazer algumas limpezas mais forçadas, porém em muitos casos não se consegue mais desentupir. ABRAÇO

  27. daniele silva
    30/10/2013 at 08:30

    Bom dia, gostaria de saber qual impressora poderia comprar para estampamento de canecas??

    • Marco
      05/02/2014 at 10:09

      Olá… para canecas qualquer que imprima A3 ou A4 funciona. ABRAÇO

  28. Herivelto
    30/10/2013 at 20:02

    olá, gostaria de saber qual o melhor tipo de impressora ou, se vcs tem , que imprima papel arroz em papel comestível nos tamanhos A3 e A4 valeu obrigado!

    • Marco
      05/02/2014 at 10:09

      Olá… desconheço esse tipo de impressora. Acredito que para papel comestível a tinta deva ser especial. As tintas sublimáticas são tóxicas e não deve ser ingeridas de forma alguma.

  29. Marlon
    02/11/2013 at 18:02

    Galera to de comprar a Impressora l355 porque estou iniciando este ramo agora, ela serviria legal pra mim. Espero resposta. Obrigado ‘-‘

    • Marco
      05/02/2014 at 09:43

      Olá… nós não vendemos essas máquinas, somente divulgamos. ABRAÇO

  30. Rosiane Maria Brandão
    05/11/2013 at 08:23

    Bom dia,
    Estou começando no ramo e tenho tido alguns pedidos de estampas em camisas pretas. Para estampar em camiseta de algodão de cores escuras usando o OBM, qual tinta devo usar sublimática ou pigmentada?
    A camiseta pode ser algodão ou tem que ser poliéster?

    • Marco
      05/02/2014 at 10:07

      Olá…. em OBM se usa tinta sublimática mesmo. Porém não indico, pois a durabilidade é baixa na maioria dos casos. ABRAÇO

  31. Luciana
    05/11/2013 at 18:25

    Olá Marcos,
    Gostaria de saber se a epson L355 que vem com a tinta original, se é sublimatica ou pigmentada?…Pois com o teste que fizemos em camisas, chinelos e canecas, a impressão nao ficou boa.

    • Marco
      05/02/2014 at 09:47

      Olá… a tinta original NÃO é sublimática. É necessário colocar tinta para sublimação. ABRAÇO

  32. Arthur
    07/11/2013 at 15:16

    Ola boa tarde! comecei recente no ramo de canecas personalizadas, e usava uma epson t25 com tinta sublimática funcionava bem, até que comprei uma outra a epson L355 sublimática, e trabalho no corel com cores RGB porem com essa nova ( epson L355 ) na hora da impressão esta saindo tom diferente de cor como por exemplo o cinza, que sai avermelhado, e testei novamente a epson t25 (antiga) convertendo para RGB e saiu normal.. poderia me dar uma dica? obrigado…

    • Marco
      05/02/2014 at 10:06

      Olá… a tinta é a mesma? Talvez você tenha que mudar o perfil de cores dela. ABRAÇO

  33. RAFAEL FREITAS
    08/11/2013 at 11:42

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo site.
    Estou querendo entrar no ramo de estampas, primeiramente em canecas, por questões financeiras, estou estudando preços e marcas. Recebi a indicação da Epson + Kit Bulk Ink da fabricante da maquina de canecas. Eu tenho uma impressora HP, gostaria de saber se para Sublimação em canecas só serve as impressoras Epson, se sim, quais modelos?
    Desde já agradeço, att.

    • Marco
      05/02/2014 at 10:05

      Olá… não conheço ninguém que trabalha com sublimação na HP. A maioria usa Epson mesmo. ABRAÇO

  34. Guilherme Rohde de Azevedo
    12/11/2013 at 19:40

    Boa noite, gostaria de saber qual a melhor impressora sublimática atualmente encontrada para imprimir em papéis tamanho A4?
    Aguardo retorno, abraços, muito obrigado.

  35. marina Rangel de oliveira
    20/11/2013 at 10:17

    Estou entrando nesse ramo agora.ME indique uma impressora boa e em conta e uma prensa.

  36. luciana
    20/11/2013 at 18:14

    alguém pode me indicar uma maquina de estampas, que seja mais econômica na energia, e trabalhe bem?

    • Marco
      05/02/2014 at 09:44

      Olá… vocês esta falando na prensa ou na impressora? As impressoras no geral consomem pouca energia. ABRAÇO

  37. Carla
    22/11/2013 at 15:24

    Ainda estou um pouco na duvida… Para eu imprimir a imagem para sublimar em chinelos a ideal é a epson t110?
    Essa é ideal para outros produtos (bolsas, canecas, squeze) ?
    Ou outra impressora tem o mesmo efeito? Mesma qualidade.
    Obrigada

    • Marco
      05/02/2014 at 10:02

      Olá… a maioria das Epson de escritório atende suas expectativas, e pode imprimir diversos produtos. ABRAÇO

  38. JAIR
    24/11/2013 at 08:32

    sou fabricante de uniformes profissionais,vou colocar mais um item na fabricaçao que e uniformes esportivos queria saber qual seria uma boa impressora que me atende para sublimaçao.
    obs. quero uma impressora com um preço mais baixo mais que me atende.
    obrigado aguardo a resposta

    • Marco
      05/02/2014 at 09:49

      Olá… o ideal para confecção é uma plotter. As mais indicadas são das marcas Xerox e Mutoh. ABRAÇO

  39. Gustavo Gonçalves
    04/12/2013 at 21:08

    Olá! Tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho com o site. Certamente tem ajudado muitas pessoas como eu que estão começando no ramo e precisam de uma luz no caminho.

    Bom, Estou pesquisando a área de sublimação 3d. Qual a impressora mais indicada com relação a qualidade x preço x material de trabalho que vocês poderiam indicar?
    Aqui em Salvador é difícil encontrar esse tipo de impressoras?
    Grato.

    Gustavo.

    • Marco
      05/02/2014 at 09:09

      Olá… a maioria das vendedoras estão em SP, mas elas atendem seu estado.
      Hoje em dia quando me pedem uma indicação sempre sugiro Mutoh ou Xerox, porém isso depende um pouco de cada cliente. Existe ainda a Epson, porém a manutenção é mt difícil e muito cara.
      ABRAÇO

  40. elisangela de paula
    16/12/2013 at 09:26

    gostariade ter informaçao sobre uma impressora sublimatica boa e que nao seja cara pois tenho uma compacta print pequena e ainda nao utilizo por falta de nao saber usar pois eles nao me instruiram gostariam de informaçoes desde ja agradeço e para camiseta estou tentado me engressar agora

    • Marco
      05/02/2014 at 09:03

      Olá… comece com qualquer uma pequena da Epson. ABRAÇO

  41. Adriana
    23/12/2013 at 09:34

    Olá!
    estou começando no ramo de estamparia, comprei uma máquina 8×1, mas não sei qual impressora para sublimação escolher. Poderiam me ajudar quannto a marca e tipo?
    Adriana

    • Marco
      05/02/2014 at 08:47

      Olá… depende do tamanho dos fotoprodutos que você irá fazer. Comece com uma pequena da Epson, depois pode comprar uma maior. ABRAÇO

    • Diogo
      02/05/2014 at 22:30

      Boa noite adriana ! estou querendo comprar uma dessa prensa 8 em 1 ela é boa ? quanto custa e na onde comprou ? Obrigado

  42. Robson Barreto
    27/12/2013 at 16:55

    a epson l210 serve para sublimação?

  43. Bruno
    30/12/2013 at 10:58

    Prezados
    Estou fazendo as artes no corel e na hora da impressão a qualidade da mesma não fica boa e as cores não saem exaamente como estão no corel??
    Alguma dica?

    • Marco
      05/02/2014 at 08:45

      Olá… você deve fazer sua arte em CMKY. Além disso a impressora precisa estar com o perfil de cores bem acertado.
      ABRAÇO

  44. Gabriel Araujo
    06/01/2014 at 11:08

    Estou entrando no ramo de canecas personalizadas, tenho estudado muito porem ainda não sei qual a melhor impressora para este tipo de produto.

    Me ajudem…

    • Marco
      05/02/2014 at 08:43

      Olá… uma pequena que imprime A4 é o suficiente. A maioria das pessoas usa Epson. ABRAÇO

  45. fabio
    10/01/2014 at 12:04

    ola pretendo comprar uma maquina de estampar puls e tenho uma Impressora canon 280mp fine pixma multifucional. Ela serve para imprimir transfers para camisetas, chinelos, canecas e bonés? o sr merecomendaria. grato

    • Marco
      05/02/2014 at 08:40

      Olá… qual é o sistema de impressão dela? Qual o cabeçote?
      ABRAÇO

  46. Gladston Paiva
    11/01/2014 at 00:21

    Tenho uma impressora epson L355 que vem com bulk de fabrica, gostaria de saber como faço para utilizar as tintas de sublimação nesta impressora ?

    • Marco
      05/02/2014 at 08:38

      Olá… você precisa instalar um kit de bulk-ink e colocar tintas sublimáticas nele. ABRAÇO

  47. marcos
    23/01/2014 at 13:00

    Boa tarde galera, alguem sabe informar uma marca boa marca de tinta sublimática?

    • Roberta
      16/05/2014 at 13:21

      Ink Printer . excelente.

  48. Cicera Lima
    23/01/2014 at 13:06

    Bom dia!

    Estou começando no ramo de personalização de festas. Já tenho um negócio de decoração infantil e a parte de personalizados eu compro de outra pessoa ela não consegue atende a todo mundo. Resolvi então incluir este serviço na minha própria empresa e gostaria de saber qual a impressora que compro pra começar esse serviço (convite, caixa convite, caixas de leite, caixa castelo e etc) e se tiver algum material que você possa me indicar para lê. Att: CL

  49. Alexandra
    27/01/2014 at 16:21

    Ola
    Comprei uma EPSON L355, nova e queria usar para sublimação posso comprar tinta sublimatica e colacar no bulkin. e logo começar a uzar. ela esta nova na caixa veio com tintas para carregar. porem estou aguardandonda saber pois acho que a tinta que acompamha o produto não seja para sublimação.

    • Marco
      05/02/2014 at 08:00

      Olá…. a tinta que veio junto provavelmente não é sublimática. Você terá de comprar outra para carregar seu bulk-ink.
      ABRAÇO

  50. Juliana
    01/02/2014 at 18:24

    Boa tarde!
    Adorei o site!
    Comprei uma máquina de estampar canecas e gostaria de saber qual é a melhor impressora para esse tipo de trabalho.
    Desde já, agradeço.

    • Marco
      05/02/2014 at 07:59

      Olá… para canecas uma que imprima em tamanho A4 já é o suficiente. ABRAÇO

  51. Alisson
    12/02/2014 at 19:24

    Boa noite!
    gostaria de tirar algumas dúvidas…quero trabalhar com esse ramo de personalisar camisas, chinelos, bonés
    qual impressora devo comprar? e qual prensa?

  52. Jaine Manoelle
    12/02/2014 at 23:03

    Olá, queria começar no ramo de camisetas estampadas, porem tenho conhecimento 0 total. Gostaria de saber se existe algum curso para aperfeiçoamento para esse tipo de trabalho, e se seria possível que me indicasse a melhor impressora ou que me desse algumas dicas para iniciante. Ficaria muito feliz se conseguisse dicas de alguém mais experiente. Obrigado e e por favor aguardo respostas ! Bye.

  53. Daniel Almeida
    22/02/2014 at 15:07

    Olá! Pretendo entrar no ramo de impressão em camisetas. Tenho uma Epson TX135, ela é recomendada para as impressões?
    Além disso, eu gostaria de saber qual seria o equipamento em que eu possa imprimir direto na camiseta com qualidade e em grande quantidade?
    Muito obrigado pela atenção.

  54. Karen Vieira
    24/02/2014 at 20:38

    Ola, boa noite.
    Estou entrando no ramo de fabricação de chinelos e gostaria de saber se eu preciso de uma impressora sublimática + prensa. Vc tem alguma par me indicar?

    Obrigado!!!

  55. José Mateus
    28/02/2014 at 16:22

    Boa Tarde,
    É possivel imprimir para sublimação com um Epson SX110?
    é que tenho pena de deitar fora esta impressora.
    Cumprimentos,
    Fico a aguardar resposta.

  56. Tharls Aragão N.S
    06/03/2014 at 13:23

    Amigo quero entrar no ramo de sublimação, mas meu foco é fazer sublimação na camisa toda. quero fazer abadas e camisas para academia. só serviria a plotter mesmo ? e qual o menor tamanho, pois sei que seu custo é um pouco elevado.

  57. nonato antunes
    11/03/2014 at 16:39

    comprei duas epson F 6070 , uma maquina muita boa,estamos cobrando cinco reais no metro do papel sublimado,a maquina rola por hora 56 metros com a tinta da epson. tel. 085 8892 0737.

  58. Lauriane
    12/03/2014 at 08:28

    Ola. Gostaria de entrar nesse ramo, mas para trabalhos em guardanapos, fraldas, almofadas e lencois, coisas pequenas. Ja tenho uma prensa. Preciso de uma impressora para algodao e poliester, mas nao tenho conhecimento a respeito.Poderia me ajudar com a dica de qual seria a melhor opcao de impressora ( marca x preco x qualidade)? Desde ja obrigado.

  59. Rossana
    29/03/2014 at 01:50

    Boa noite!

    Gostaria de obter uma sugestão de impressora que possua boa qualidade para a realização de canecas, bonés, pratos, camisetas, almofadas e qual o tamanho necessário da prensa da sublimática verifiquei uma que diz no tamanho 3×4 o que isso significa? Pois verifiquei que os tamanhos possuem dois digitos.

    Muito obrigada!

  60. webert
    29/03/2014 at 21:00

    gostaria de saber o preço das impressoras sublimaticas

  61. ArtenasMaos
    31/03/2014 at 11:35

    Bom dia,

    Estou querendo vender canecas personalizadas, mas estou na dúvida de qual impressora comprar!! Vocês podem me ajudar?
    Obrigada,
    Abraços,

  62. Rossana
    31/03/2014 at 12:39

    Olá

    Comprei uma prensa sublimática 3×4 e gostaria de comprar uma prensa de canecas. Estou buscando agora a compra de uma impressora e quero imprimir todos os tipos de produtos que a prensa plana possa fazer. Qual a melhor impressora e a impreessora para caneca é a mesma? Dependendo do produto muda a tinta?

  63. GABRYEL
    31/03/2014 at 19:12

    OI JA TRABALHO NO RAMO DE SUBLIMAÇÃO MAIS ESTOU EXPANDINDO HORIZONTES E GOSTARIA QUE VOCÊ ME EM DIQUE UMA PLOTTER SUBLIMATICA COM QUALIDADE IGUAL AS IMPRESSORAS DE PEQUENO PORTE POIS TODAS QUE OLHEI NENHUMA CHEGA A RESOLUÇÃO DE 5530X2880 DPI COMO AS T1110

  64. gisele
    04/04/2014 at 22:42

    Gostaria de comprar um impressora para impressão de estampas para chinelos, vi o preço da Epson L210, L355 ,mas fiquei com medo de não dar certo, caso eu venha a compra – lá será que funciona? Terei que colocar que tinta…..e aquela que vem junto tentei e não serve para imprimir e agora , me ajude socorro!!!

  65. Ricardo Mendes
    13/04/2014 at 12:05

    Boa tarde.
    Estou começando no ramo de Estampa .
    Vou trabalhar com camisetas, canecas, azulejos, almofadas.
    Favor me informa qual a melhor impressora ?
    Favor quem souber coloca o Modelo e referência.
    Parabéns Pelo saite.

  66. Bruna Priscila Santos
    15/04/2014 at 12:43

    Olá, boa tarde!
    Estou entrando no ramo agora, e tenho bastante dúvidas sobre qual impressora atenderá melhor às minhas necessidades, por esse motivo antes de qualquer decisão tenho estudado e levando e consideração a ajuda de vcs…trabalharei com os tipos de estampas em sublimação, litografia e transfer digital…desde camisetas à uniformes e outros…o que me indicam?
    Obrigada!

  67. RODRIGO SANTOS
    22/04/2014 at 20:45

    Olá estou querendo investir numa maquina para estampar tecido para fabricação de calças leggin…gostaria de saber se com uma maq. sublimatica eu consigo fazer o que quero.? e com se houver alguma maquina qual seria a ideal para poder começar ? desde ja agradeço !

  68. Marcio
    23/04/2014 at 15:57

    boa tarde amigao! eu gostaria que vc me esclarecesse umas duvidas! eu tou querendo iniciar meu proprio negocio em estampar camisetas etc e tambem sublimar canecas,pratos etc. estou negociando com um vendedor do mercado livre e gostaria que vc passase umas dicas.(primeiro estou comprando uma prensa 8×1 e uma impressora sublimatica T50,ESSES OBJETOS SAO NECESSARIOS PARA UM INICIO DE TRABALHO QUE EU ESTOU QUERENDO FAZER. ESSA IMPRESORA E IDEAL TAMBEM A PRENSSA E IDEAL POR FAVOR AMIGAO ME RESPONDA COM OS MINIMOS DETALHES PARA QUE EU FAÇA UM BOM NEGOCIO E MUITO OBRIGAD ATE MAIS AMIGO…

  69. Marcio
    23/04/2014 at 16:10

    boa tarde amigao! gostaria de saber quais os tipos de desenhos imagens posso sublimar nas camisetas, pode ser qualquer imagens,essas camisas que tem esses desenhos animados etc com qualidades do tipo hd e possivel imprimir nas camisetas pois a impressora que eu tou querendo comprar imprime em alta resoluçao para o papel trans depois que imprimir para o papel a imagem em alta resoluçao na camiseta o desenho fica em alta resoluçao. e como faço para adiquerir aquas belicimas imagens de desenhos animados e outras mais com super qualidade e que seja indicado para as camisetas etc obrigado amigao

  70. Vagner Elias
    26/04/2014 at 19:54

    Tenho uma epson stylus cx5900 , gostaria de saber se consigo trabalhar com sublimação ou terei que comprar outra maquina.

  71. J.Pereira
    28/04/2014 at 19:47

    Caro Marco,

    Agradecia a sua opiniao no seguinte; estou tentado a comprar uma impressora A3 da marca RICOH SG7100DN, gostaria também de saber se posso utilizar outro tipo de tintas sublimaticas (as Guardian por exemplo) ou só as recomendadas (Ricoh) que são as tintas Sawgrass.

    Aproveito para lhe endereçar os parabens pelo seu site/blog!

    Abraço,
    J.Pereira

  72. Pereira
    28/04/2014 at 19:59

    Boa noite Marco, queria a sua opiniao no seguinte; estou tentado a comprar uma impressora A3 da marca RICOH SG7100DN, (para impressão om chinelos) gostaria também de saber se posso utilizar outro tipo de tintas sublimaticas (as Guardian por exemplo) ou só as recomendadas (Ricoh) que são as tintas Sawgrass. Aproveito para lhe endereçar os parabens pelo seu Site-Blog!

    • Marco
      04/06/2014 at 21:02

      Olá, Pereira. Não conheço essa impressora. Porém acabamos de abrir um forum sobre sublimação no site Estampa Web (http://estampaweb.com/forum/) onde o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Joga essa pergunta lá que o pessoal responde. ABRAÇO

  73. Felipe
    29/04/2014 at 08:40

    Bom dia,
    Há tempos venho acompanhando o blog e estou gostando muito, ele é bem completo, estão de Parabéns.
    Gostaria de sanar uma dúvida, sou revendedor de canecas personalizada de um amigo, porém agora decidi a eu mesmo fabricar, gostaria de uma orientação para escolher a impressora mais adequadada para sublimação em canecas de cerâmica. Em um outro link ouvi que as impressoras da linha “L” não são tão recomendadas para sublimação, isto procede?

    Aguardo retorno. Abçs e sucesso!

    • Marco
      04/06/2014 at 21:04

      Olá, Felipe. Existe esse boato sim, porém não tenho como confirmar para você pois não conheço esse modelo. ABRAÇO

  74. Rafa yabiko
    30/04/2014 at 04:35

    Ola … Estamos entrando no ramo agora .. Qual a mais indicada para o inicio ?? Qual papel transfer mais eficiente ? possuimos uma prensa compacta print. E ainda vamos investir em mais materiais !!! Obg

  75. Silvio
    30/04/2014 at 11:18

    Marcos bom dia! acabei de adquirir uma impressora Sublimática T1110 com bulk ink, faço umas festa e gostaria de uma dica sua para a compra de uma prensa para estampar umas camisetas promocionais para divulgação das festa, o qual você indicaria, venho a informa que não tenho experiência no ramo, para tal agradeço desde já a dica e fico no aguardo, parabéns pela sua iniciativa, sucesso.

  76. Wander Hungerbuhler
    01/05/2014 at 03:15

    Boa noite, estou entrando neste ramo de CAMISAS PERSONALIZADAS agora, já tenho a maquina de “PRENSA”, só que ainda não sei qual a impressora certa para imprimir as artes… Preciso de ajuda e conto com vocês !!

    Obs: Gostaria de saber a impressora que me indicarem e a maquina que tenho ( Compacta Print P.35 35×35 cm ) consigo imprimir está camisa CAMISA AQUI

    • Marco
      04/06/2014 at 21:00

      Olá… essa estampa é melhor feita em serigrafia (silk-screen). Sublimação para camisetas pretas não funciona (até o dia que escreve esse comentário).

  77. Johnny
    01/05/2014 at 18:47

    Boa noite. Estou precisando saber se exite uma prensa que sublime superfícies planas de plástico. Estou mais precisamente precisando estampar a parte de cima de carcaças de video game, que são 100% planas, mas de plástico. Saberia me recomendar uma prensa e/ou processo para isso? Grato desde já!

  78. Adolfo Junior
    01/05/2014 at 23:11

    Boa noite,
    Existe alguma impressora que imprima em camisas prontas ou são impressas prontas?
    Desculpe minha falta de informação!
    Grato.

  79. Diogo
    02/05/2014 at 22:37

    Boa noite amigos ! Estou querendo comprar essa prensa 8 em 1 e estou com duvida se ela é boa mesmo , alguem me ajuda !

  80. valdiney
    03/05/2014 at 12:39

    estou com problemas na sublimação, pois sai com tom muito avermelhado, não consigo trabalhar com fotos na caneca de cerâmica, tenho uma epson L210, preciso de uma ajuda urgente…

    • Marco
      04/06/2014 at 20:54

      Você precisa adequar o perfil de cores da impressora a suas tintas. Provavelmente esta calibrada para tinta comum, não sublimática.

  81. Patricia Rodrigues
    03/05/2014 at 19:59

    Ola! Estou cheia de duvidas, adquiri uma maquina de estampar canecas e não sei qual a impressora que devo adquirir para fazer a sublimação das canecas. Por favor me ajudem a comprar a coisa certa e não gerar nenhum prejuízo na compra de um produto errado. Bgada :)

    • Marco
      04/06/2014 at 20:53

      Olá… compre alguma da Epson juntamente com o kit sublimático. No Mercado Livre tem muitos vendedores, tem também na F1 Suprimentos.

  82. Marcio cruz
    16/05/2014 at 12:28

    Olá tudo bem?a tempos estou pesquisando sobre sublimação pois pretendo entrar nesse ramo só que tenho uma duvida sobre prensa térmica, qual é a prensa térmica que dar menos defeitos e melhor marca?
    e qual vcs me indicariam? a impressora da epson T50 é boa para sublimação?
    espero a resposta desde já agradeço.

    • Marco
      04/06/2014 at 20:48

      Olá Marcio… Acabamos de abrir um forum sobre sublimação no site Estampa Web (http://estampaweb.com/forum/) onde o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Se tiver mais perguntas pode deixar lá que o pessoal é muito colaborativo.
      Quanto a sua dúvida sobre prensas, a maioria dos modelos nacionais que conheço são de boa qualidade. Até hoje só me incomodei com modelos fabricados na China.

  83. Ineivea Farias
    19/05/2014 at 22:26

    Boa Noite! Estou entrando neste ramo agora e gostaria que vcs me indicassem uma impressora sublimatica para trabalhar com impressão em azulejos de diversos tamanhos

    Desde já agradeço
    Ineivea Farias

    • Marco
      04/06/2014 at 20:46

      Esse azulejos são de que material?

  84. julia
    20/05/2014 at 23:04

    Estou comprando uma maquina Rimaq p estampar e gostaria de saber qual a melhor impressora…

  85. Fábio Stanzione
    22/05/2014 at 11:21

    Bom dia !
    Primeiro gostaria de parabenizar o site, foi um achado de grande importância na minha vida !!!
    Estou iniciando uma loja destinada a Eventos Sociais e Corporativos, e dei início ao estudo das atividades.
    Pretendo realizar trabalhos de pequeno porte, com peças únicas e exclusivas (Canecas, Camisetas, Toalhas, Bonés, Pratos, etc …), tendo como tamanho máximo de impressão A4.
    Minhas dúvidas:
    1) Quais matérias precisam de Tinta Sublimática ?
    2) Camisas de malha, devo usar qual tinta ?
    3) Qual impressora escolher ?
    4) Posso Sublimar papel (Criação de caixas, convites, cartões …), podendo, qual a tinta ???
    Obrigado pela atenção

    • Marco
      04/06/2014 at 20:44

      Olá Fábio. Acabamos de abrir um forum sobre sublimação no site Estampa Web (http://estampaweb.com/forum/) onde o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem, pode deixar suas dúvidas lá de agora em diante. Quanto a suas perguntas:
      1 – Todos foto produtos precisam de tinta sublimática… sublimação é uma técnica de estamparia.
      2 – Para camisas de malha com bastante poliéster (acima de 70%) você pode usar tinta sublimática.
      3 – Existem diversos modelos A4 da Epson que aceitam o bulk de sublimação.
      4 – Para papel não é preciso usar sublimação, pode imprimir diretamente no papel.
      ABRAÇO

  86. Renan
    30/05/2014 at 06:28

    Olá, alguém sabe me dizer se impressora laser serve para sublimação e se serve qual é melhor entre ela e a jato de tinta?

    • Marco
      04/06/2014 at 20:35

      Olá… não serve não, precisa ser jato de tinta. Acabamos de abrir um forum sobre sublimação no site Estampa Web (http://estampaweb.com/forum/) onde o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Se tiver mais dúvidas sobre sublimação pode deixar lá. ABRAÇO

  87. Melriele
    04/06/2014 at 12:31

    Bom dia, Marco! E as máquinas de impressão digital para sandálias de borracha, o que você acha? Sabe onde encontro fornecedor?

  88. José
    08/06/2014 at 20:06

    Boa noite! Tenho uma epson TX430W na qual uso tinta pigmentada para estampar em tecido de algodão. Ocorre que a impressora está entupida e não consigo mais imprimir. Gostaria de saber se é possível desentupir e como fazer. Se alguém puder ajudar, agradeço.

  89. Lucas
    10/06/2014 at 16:08

    Opa ! Quero começar a estampar umas camisetas e até mesmo revende las. Gostaria de alguma dica de maquinaria impressoras e até mesmo a térmica de aplicacao

  90. Luiz Felipe
    10/06/2014 at 16:31

    Olá! gostaria de entrar no ramo, mas não tenho nada ainda, poderia me ajudar? minha intenção é estampar camisas, chinelos, canecas e bonés, por enquanto não camisas inteiras como em um uniforme. Qual a melhor maquina me indicaria? e a impressora qual a melhor também? Quero fazer algo de qualidade, que eu possa atrair as pessoas pela qualidade, acho que até uns 5 mil em uma maquina pra estampa eu poderia pagar, e mais a impressora. Desde já agradeço a atenção.

  91. Izabela
    11/06/2014 at 19:36

    Olá, estou começando agora para estampar camisa e chinelos posso usar a impressora epson l210?

  92. Valney
    26/06/2014 at 12:00

    Quem disse que é impossível?!
    Faço Sublimação Total, com minha Epson T1110 e com uma Prensa Térmica de 60x40cm.
    Para quem usa o cérebro e acredita em Deus nada é “impossível”.

    • Gleicy
      17/08/2014 at 10:56

      Por favor, vc poderia me ajudar me dizendo como faz sublimação total?
      Estou começando agora, sem emprego, preciso de ajuda.
      No aguardo, agradeço, Gleicy

  93. Sandy lourenço
    27/06/2014 at 17:59

    Olá pessoal. Foi ótimo encontrar esse site..
    Gostaria que me tirassem dúvidas. Estou pensando em começar no ramos camisas de rock estampadas. Todas as camisas que vejo no estilo, são 100% algodão, que tipo de máquina eu devo comprar para fazer em algodão?
    Preciso de uma máquina para impressão e uma prensa, certo?
    Desde já obrigada :D

    • Marco
      11/07/2014 at 19:38

      Olá, para algodão não é indicado sublimação. As camisetas de rock geralmente são feitas em silk-screen com indexação.

  94. WANDER
    07/07/2014 at 21:40

    Boa noite, eu tenho uma impressora hp 8600 adaptada para papel arroz e esta dando muito problema alguém me indica uma melhor desde já muito obrigado.

  95. Geisa Silva
    08/07/2014 at 09:01

    Oi gostaria que vocês me indicassem opções de impressora de qualidade para sublimação A4.
    obrigada

    • Marco
      11/07/2014 at 19:33

      Olá…. a Epson L355 é muito boa. ABRAÇO

      • Juliane
        07/10/2014 at 09:06

        Marcos primeiramente quero parabenizar pelas dicas, e aproveitar para tirar uma dúvida em relação da Epson L 355 é necessário adaptar algo para usar tintas sublimaticas? Eu tenho uma porém está com tinta de fábrica tem algum problema mudar p sublimaticas?

  96. Monique
    14/07/2014 at 17:19

    Olá sou fotógrafa e gostaria de vender camisas estampadas com fotos e imagens da internet, procuro uma impressora boa e bem em conta ..onde encontro tem alguma fabrica ou site q vc indica. por favor poderiam me ajudar!! quero estampar camisas em poliéster branca, amarela e azuis, será voltado para camisas e froonhas de travesseiro, já tenho a prensa.
    Muito obrigada!

  97. diego
    20/07/2014 at 15:09

    boa tarde comprei uma prensa termica, e gostaria de saber qual a melhor impressora para sublimacao??? ja tentei da HP mas a imagem n saiu no tecido quando fui prensa….. aguardo a resposta.

  98. claudio
    29/07/2014 at 18:23

    a maquina de sublimação 3d é boa?

  99. Duilio
    05/08/2014 at 12:51

    Olá, Marco! A impressora Epson L355, já vem proto pra uso, ou precisa de adaptações para fazer sublimação?

  100. Ivy
    07/08/2014 at 14:19

    Quero saber como fazer para instalar na impressora Epson L355 o bulk ink para que eu possa imprimir em sublimação… Estou pesquisando e todos falam que essa impressora é boa para isso, mas como usar de fato? O bulk ink de fábrica já é possível usar a tinta de sublimação? é preciso fazer algum ajuste? Estou no aguardo!

  101. Simone Rios
    07/08/2014 at 20:35

    Boa noite!

    Preciso de uma ajuda urgente…
    Quero comprar uma impressora para sublimação e me indicaram a Epson L355 e a Epson T33 qual a diferença entre elas e qual a mais indicada para o uso de tinta sublimatica?

    Muito obrigada!

  102. Renata
    08/08/2014 at 12:57

    Boa tarde !

    Vou entrar no ramo de estamparias e queria saber qual e a melhor maquina para impressão digital em varios tecidos. Não me importo com valores e sim com qualidade.

  103. 09/08/2014 at 10:35

    OLHA ESTOU COMEÇANDO AOS POUCOS E PRECISO DE DICAS PARA MAQUINAS PRA FAZER CANECAS,CHAVEIROS E PEQUENAS COISAS. TIPO QUAL IMPRESSORA USAR O QUE COMPRAR? UM RAPAZ QUER ME VENDER UMA Mini Prensa Termica 110v / 220v De Sublimaçao 3d A Vácuo É BOA PARA O QUE QUERO? O QUE VCS ACHAM?

  104. Jeanderson
    12/08/2014 at 23:41

    olá, gostaria de saber sobre sublimação em chinelos.

  105. Polyana Morbeck
    15/08/2014 at 19:02

    Boa noite! Estou com planos de criar estampas para t-shirts, criar uma marca própria e vender as mesmas. Quero uma máquina que imprima em algodão, com qualidade profissional e que não desbote com lavagens. Preciso que me indique onde comprar e qual comprar. Muito obrigada pela atenção!!!

  106. tacyana
    17/08/2014 at 18:40

    Ola Marco,
    Estou entrando p esse ramo de sublimacao.Preciso de uma indicacao boa para impressora considerando que gostariamos de trabalhar com grandes estampas, inclusive estampas vazadas. Tambem queremos trabalhar com chinelos.
    Pode nos indicar qual impressora e prensas?
    Obrigada

  107. Jucyara
    21/08/2014 at 17:10

    Olá ,
    Gostaria que me ajudassem ,quero começar um negócio com maquinas de estampar e vi que preciso ter uma impressora para esse fim. Qual seria a melhor e com custo baixo.Tenho em mente estampar camisas,chinelos ,bolsas ,mas tbm queria usar a mesma impressora para imprimir fotos e outros documentos se necessários.O que faço ?Estou pesquisando e vi uma Epson Tx 620 é boa para esse fim.Me ajudem.

  108. Jucyara
    21/08/2014 at 17:13

    Posso usar a mesma impressora para sublimação e impressão de fotos ?

  109. Luyde Oliveira
    22/08/2014 at 14:31

    Lendo os comentários, notei que a maior parte das pessoas buscam impressora para sublimação em camisetas, canecas, chinelos. Estou estudando a viabilidade de abrir uma loja de roupas fitness e, para utilizar estampas exclusivas, gostaria de produzir os tecidos com impressora de sublimação. Qual a impressora mais indicada? Qual o tamanho mínimo da boca? Li sobre a Epson Surecolor 6070, mas o valor é alto.

  110. Fáthima Lustosa
    11/09/2014 at 12:08

    Marcos, Bom dia!
    Estou iniciando no ramo de Copos Long Drinks e Canecas agora e gostaria de Saber de você,Qual a melhor impressora?Uma Impressora Lyser ou Sublimatica? A lyser posso imprimir a arte para ser usado numa máquina cilindrica serigrafica e a Sublimatica Epson para ser impressa a arte em papel transfer , Adesivo para ser usado na Prensa de canecas? São tantas dúvidas.
    Obrigada!

    • Marco
      20/09/2014 at 09:42

      Você precisa ter em mente que nem todos os produtos podem ser estampados com sublimação. Eles precisam ser resinados ou de poliéster para a estampa “pegar”. Já com serigrafia a gama de produtos que você pode estampar aumenta consideravelmente, porém é bem mais caro de se começar uma serigrafia do que sublimar.

  111. Stenio
    16/09/2014 at 00:08

    Eu consigo fazer a estampa em camisa, de algodão, ou de poliester por exemplo, com a mesma impressora?? a minha intenção é comprar uma Epson, 210 ou 355 para estampas pequenas… o que eu teria que fazer para imprimir tanto em poliester, como em algodão??

    • Marco
      20/09/2014 at 09:36

      Olá… gostaria de lhe dizer que sim, porém estampar algodão com sublimação ainda não é bom de se fazer. As técnicas disponíveis até o momento geram trabalhos sem qualidade nenhuma.

  112. jef
    16/09/2014 at 18:15

    boas, pesquisei bastante para saber como trabalhar com isso to começando,a entra no ramo de festas e queria personalizar canecas, chinelos e outras coisa ate para me ajudar mais no rendimento, já pesquisei para saber qual impressora compra para sublimação nesses matérias e algumas camisa e qual seria a melhor marca de tinta usar tambem se puder me indicar onde compra agradeço desde já…

  113. Eduardo Ribeiro
    17/09/2014 at 00:40

    Alô galera!
    comprei uma impressora L210, imprimi umas imagens mas não gostei muito das cores. ficaram sem brilho.
    Sera que é por causa do papel, ou a impressora?
    como eu faço pra imprimir uma estampa mais viva?

  114. MARCOS AURÉLIO TELES DE ALMEIDA
    17/09/2014 at 21:50

    ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA MAQUINA DE SUBLIMAÇÃO 8X1.
    EU QUERIA SABER SE EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO NESSE TIPO DE MAQUINA.

  115. Lourivan Oliveira
    24/10/2014 at 15:36

    Ola, eu comprei uma impressora Epson Xp 412, na multivisi, e veio um pouco de tinta sublimatica. O que acontece é que a impressão saio uma porcaria, alem disso a sublimação não funcionou, a tinta não foi transferida para o tecido. Eu sou novo no ramo e não sei qual o problema, será que o problema está na impressora, no papel ou na tinta?

  116. Rafaela de Almeida Antunes
    27/10/2014 at 11:54

    Olá estou pesquisando para comprar uma impressora sublimática para estampar em tecidos, vi em alguns comentários que para estampar em algodão tenho que usar tinta pigmentada, gostaria de saber se na mesma impressora posso usar as duas tintas, tanto sublimatica quanto pigmentada. A impressora que pretendo comprar é a Epson T1110

  117. Natyara
    29/10/2014 at 09:33

    Bom dia! Estou na dúvida de qual impressora comprar para fazer sublimação, li em outro blog que qualquer impressora da marca Epson com tintas Dura Brid Ultra , vi que a XP-214 tem essa especificação, contudo observei que a maioria das pessoas utilizam a L210/ L355/ L800, como sou nova nesse segmento e estou com receio de que não dê certo, gostaria de saber qual a melhor impressora para sublimação a baixo custo mas que imprima com qualidade? Outra dúvida é, as impressoras independente da série não vem com tinta sublimática, como fazer essa troca de tinta? Li que para fazer impressão em tecido de algodão a tinta tem que ser pigmentada, como que vai ser essa troca de tinta sublimática para tinta pigmentada, vou precisar ter dois tanques de tinta?

  118. lorete grando
    09/11/2014 at 12:12

    quero saber que impressora e que prensa para sublimar camisetas,em um tamanho mais ou menos 500X700 mm,qual maquinas vocês técnicos me orientam a comprar,por favor mandem imail,ou fone 0XX42 36421391,urgente

  119. Anderson Stacanelli
    12/11/2014 at 00:55

    Gostaria de saber, eu estou querendo comprar uma Epson L355 para iniciar no ramo de sublimação, mas tenho uma duvida, ela já vem com bulk-ink e tem os cartuchos de tinta dentro dela? eu ficaria com uma impressora que ira imprimir nos dois modos, com tinta sublimatica e com tinta comum? como funciona isso?
    Att.

    • Marco
      10/12/2014 at 16:49

      Não, você precisa limpar ela da tinta que vem junto e colocar somente tinta sublimática.

  120. ana Paula Vieira
    13/11/2014 at 20:31

    Oi,estou querendo entrar no ramo de sublimação,de lingerie infantil,com o tecido de microfibra..Gostaria de saber qual a impressora que deveria comprar e qual a prensa..

    • Marco
      10/12/2014 at 16:48

      Temos uma lista enorme aqui no site, cada uma com características diferentes para determinados trabalhos. Você pode começar com uma pequena que imprime A3 caso não precise fazer peças muito grandes, senão precisa ser uma plotter, tipo as da Xerox ou Mutoh.

  121. Aline
    16/11/2014 at 14:12

    eu trabalho com capas de celular em 2d e 3d qual seria a melhor impressora pra mim?

    • Marco
      10/12/2014 at 16:47

      Uma que imprime A4 como a L355 já é o suficiente.

  122. Ian Pierre Gomes
    22/11/2014 at 06:56

    Ola,gostaria de saber se a Epson photo rx595 é uma boa pra iniciar com a4?

    • Marco
      10/12/2014 at 16:47

      Tem melhores, que já vem com bulk de série.

  123. Diogo
    28/11/2014 at 20:09

    Olá boa tarde, então, eu adquiri, uma máquina de estampar canecas e outra máquina pra estampar objetos planos, e me encontro na seguinte dúvida, qual a impressora adequada? e no caso eu preciso de uma que imprima em papeis adesivos. posso usar a mesma impressora pra imprimir estampas para canecas e camisas ? grato desde já

    • Marco
      10/12/2014 at 16:44

      Sim, é a mesma impressora para roupas e canecas! Eu tenho uma Epson L355 que é muito boa.

      • amanda
        14/12/2014 at 12:52

        Ola marco , qro trabalhar vom personalizados e com sublimação , qro uma impressora com.bulking , qual o modelo que e boa ? Dizem que a laser e melhor , se for qual modelo e marca tb ? Nao entendo de nada , preciso de ajuda , a tx 235 w da epson e boa para isso ?

        • Marco
          20/12/2014 at 10:04

          Olá… laser não serve para o que você quer. Tem que ser jato de tinta. Tem a Epson L355 que tem tanque de fábrica, só precisa colocar tinta sublimática nela.

  124. simone neves
    02/12/2014 at 14:01

    Boa tarde…
    Por favor SOCORRO…
    É possivel sublimar uma caneca de porcelana com impressora jato de tinta?
    Preciso saber urgente…
    simoneventura40@gmail.com

    • Marco
      10/12/2014 at 16:43

      Caneca especial para sublimação sim… nem todas canecas aceitam a tinta!

  125. Polyana Morbeck
    03/12/2014 at 20:16

    Olá! Estou estudando como iniciar meu negócio e preciso de algumas dicas. Pretendo criar estampas para t-shirts de algodão. Não quero ficar limitada a apenas camisetas brancas ou pretas e sim de várias cores. Tenho a procupação de comprar uma máquina de alta qualidade para não correr o risco de vender as t-shirts e o cliente ter reclamações no que diz respeito ao desbotamento da estampa saco venha a acontecer. Teria que ser uma máquina para criar camisetas infantis e de adultos.
    Aguardo resposta =)

  126. ROBERTA
    04/12/2014 at 00:29

    Olá! Estou iniciando com chinelos personalizados. Preciso de uma impressora sublimatica. Qual seria melhor: EPSON xp 214 ou EPSON L210? OBRIGADA

    • Marco
      10/12/2014 at 16:41

      Melhor ainda a Epson L355.

  127. Waldemir Alves
    07/12/2014 at 21:59

    Olá, gostaria de saber se realmente é necessário uma impressora sublimática ou se pode ser qualquer uma impressora para imprimir em papel sublimático?
    Pois achei uma impressora sublimática no mesmo modelo que tenho, só que a minha não tem nada escrito sobre sublimação, sem contar que os valores são totalmente diferentes!
    Na minha paguei R$300,00. Enquanto isso achei essa sublimática por R$720,00.
    A minha é uma Epson L210. Tem alguma diferença entra as duas?

    Desde já agradeço!

    • Marco
      10/12/2014 at 16:40

      Olá… na impressora propriamente dito não existe diferença, existe só a adaptação de um kit sublimático com tintas especiais que você pode inclusive comprar separadamente. Claro que para isso você mesmo terá de saber como instalar tal aparato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *