Plotter de recorte – o que é, aplicações e principais marcas

Para quem não conhece, plotter de recorte é uma “impressora”, ou melhor, uma máquina parecida com uma impressora que é dotada de uma lâmina que corta o papel no formato de seu desenho no computador.

As aplicações são muitas, como por exemplo:

  • Criar adesivos;
  • Recortar tecidos para aplicações diversas;
  • Recortar estampas para camisetas;
  • Fabricar placas em PVC para sinalização;
  • Confecção de brinder;
  • Etc.

Veja no vídeo abaixo uma plotter de recorte em ação, fazendo um adesivo em vinil:

* Créditos pelo vídeo para o canal do Celo Silva no Youtube.

Como você pode ver no vídeo acima, diferente de uma impressora comum que possui uma cabeça de impressão ou toner que transfere a imagem da tela do computador para o papel, a plotter de recorte possui uma lamina ou faca que ao invés de imprimir recorta as formas no papel. Portanto não é possível, com o uso de um equipamento com esse imprimir um desenho.

Limitações e usos da plotter de recorte

Você deve estar se perguntando, ” se a plotter de recorte não imprime, como são feitos os adesivos coloridos, por exemplo?”. Muito simples! Basta primeiramente imprimir o desenho em uma impressora jato de tinta ou laser comum, depois levar a folha a plotter de recorte e recortar o contorno do desenho (no vídeo mais adiante você pode ver uma plotter da GCC fazendo isso).

Plotter de recorte da GCC

Plotter de recorte da GCC

Pelo sua versatilidade, esse tipo de máquina é usada em diversos tipos de empresas:

  • empresas de sinalização;
  • agências de comunicação visual;
  • serigrafias;
  • indústria têxtil;
  • indústria de vidros;
  • indústrias de brindes promocionais.

Principais fabricantes

A maioria das plotters de recorte é de origem chinesa e existem diversas empresas fabricantes desse tipo de máquina no mercado. Dentre as quais, podemos destacar a Roland, GCC, Graphtec, Mimak e Foison.

Foison Digicor

Graphtec

http://www.youtube.com/watch?v=iAn1HPNZGcE

GCC Expert 24 LX

* para conhecer mais sobre a plotter CGG Expert 24 clique aqui.

Roland Camm-jet CJ-70

Existem também algumas máquinas de fabricação brasileira de excelente qualidade… muitas delas inclusive usam peças de marcas como Roland.

Diferentes tamanhos

Atualmente é possível encontrar plotters de recorte de todos os tamanhos, desde gigantes de mais de 1 metro de boca como a Roland Camm-jet CJ 70 que você pode ver no vídeo anterior, até máquinas que parecem impressoras domésticas, como a GCC Expert 24 LX, com sua boca de 60 centímetros.

Mimak principais marcas plotters de recortes

Quanto custa e onde comprar uma boa plotter de recorte

Atualmente é possível encontrar boas máquinas por preços bem acessíveis, como é o caso das pequenas GCC Expert 24, que custam entre R$ 2500,00 e R$ 3000,00. Já plotters com bocas maiores são mais caras.

Existem muitas empresas que vendem plotters de recorte, como, por exemplo a Akad e a Digicor. Faça uma pesquisa na internet que você conseguirá fazer uma boa pechincha de preços. Tente também o Mercado Livre, onde é possível encontrar máquinas usadas a um preço bastante acessível.

68 comments for “Plotter de recorte – o que é, aplicações e principais marcas

    • lucas mendes
      23/07/2013 at 15:38

      pessoal, tenho uma duvida que ninguem consegue me esclarecer,
      no meu caso preciso do plotter para desenhos de camisetas,
      dai devo comprar apenas a impressora de plotter ou a impressora e o recorte,,
      ou apenas o recorte…
      como funciona isso, e qual marca boa e barataa.. preciso de uma orientação..
      meu email e lucasmendesff@hotmail.com

      • Marco
        24/07/2013 at 14:04

        Olá Lucas.
        Depende muito do tipo de trabalho que vais realizar. Se quiser, por exemplo, sublimar camisetas de algodão precisara da máquina de recorte para cortar o “fundo” da estampa no formato do seu desenho e aplicar na camiseta. Se for imprimir somente peças claras e de poliéster, a princípio a máquina de recorte é dispensável.
        ABRAÇO

        • Camila
          22/10/2013 at 23:26

          Olá, podeme dar umas deicas de quais plotters recortam fundo? ou todos fazem isso? quero uma pequena, pois faço sublimação em vários tipos de malha.

          Att.,
          Camila
          obrigada

          • Marco
            05/02/2014 at 11:41

            Olá… nem todas fazem isso não. Poucas impressoras recortam também, eu particularmente conheço só uma Roland que faz tal coisa. ABRAÇO

      • Valter Miguel
        26/12/2013 at 16:54

        No seu caso, vc vai precisar de uma prensa térmica para transferir os desenhos impressos em impressora sublimatica

  1. Júnior
    04/08/2013 at 21:45

    Pessoal estou começando um negócio de stencil art no qual uso como molde para as pinturas das estampas silhuetas das imagens que trabalho. Pergunto: É possível fazer o corte de folhas de acetato com máquinas de plotter? Se existe alguma, qual e como faço isso?

    • Marco
      28/08/2013 at 14:54

      Olá…

      sim, você pode usar esse tipo de plotter de recorte para este tipo de trabalho.

      ABRAÇO

  2. rafael azevedo
    08/08/2013 at 20:00

    olá amigo, estou pesquisando plotter de recorte para comprar, esse forum ta sendo de ótima ajuda, mas gostaria de perguntar a você o seguinte: dessas marcas chinesas qual se destaca mais em qualidade ? estou querendo adquirir uma de 60 cm até 2.000 reais , que é o que posso pagar de incio, achei uma importadora ou melhor uma lojinha em são paulo na estação da luz e uma galeria, com o preço de 2.700 com laser para recortar desenho ja impressos, só que fiquei inseguro em relação a futuras manutenções e achei cara demais, e nem lembro a marcada mesma, e acabei desistindo, agora estou vendo uma chinesa tb da marca: fesmo fmh 721 que na verdade é chinesa e importada pela fesmo tgg, gostaria de uma indicação se possivel para estar adquirindo umas dessas chinesas com laser nesse valor existe ?

  3. robert
    28/09/2013 at 22:37

    estou começando nesse ramo e gostaria de comprar uma maquina de recorte com custo benificio
    qual a maquina que devo comprar com boca larga obrigado preciso de uma opiniaõ

  4. Kate Anne
    13/10/2013 at 19:24

    Boa Noite,

    Estou entrando no mercado de brindes personalizados… e gostaria de saber qual a maquina mais indicada para fazer os adesivos, ja que tenho uma maquina Jateadora e faço desenhos vazados nos brindes?

  5. Roseli
    06/11/2013 at 12:09

    Plotter de recorte onde encontro para comprar com segurança?

  6. Silvio Oliveira
    07/11/2013 at 16:51

    Pretendo iniciar um negócio com jateamento em pequenas peças em vidro e acrílico, como taças, garrafas, e minha pergunta é se as máquinas plotters apresentadas fazem o molde vazado para realização do trabalho.

    • Marco
      05/02/2014 at 09:43

      Olá… essas plotters de recortem podem fazer alguns tipos de moldes sim, dependendo do material. Outra opção é usar uma máquina de recorte a laser. ABRAÇO

  7. luc
    04/12/2013 at 09:43

    Para fazer esses adesivos para colar em carros a venda, qual impressora dessas indicaria?

    • Marco
      05/02/2014 at 09:06

      Olá… se for em vinil pode ser qualquer uma de recorte. Agora se quiser imprimir fotos por exemplo, tem que ser uma plotter de impressão da Rolando, Epson ou Xerox. ABRAÇO

  8. Rodrigo Trevisol Abarca
    04/12/2013 at 13:45

    Olá!
    Estou querendo, iniciar um trabalho de estampa em copos e outros materiais, atráves de jateamento. Para isso, é preciso que eu tenha o desenho em um adesivo, para que eu cole no material a ser estampado e a parte que for ser estampada, fique livre, onde terá o contato com o jato. Eu gostaria de saber, qual modelo seria melhor para que eu consiga fazer esses adesivos. Levando em consideração, que não há a necessidade de ser muito grande, pois os materiais e os desenhos que serão estampados, seão pequenos. Obrigado!

    • Marco
      05/02/2014 at 09:10

      Olá… se te entendi bem, para recortar diferentes formatos de adesivos você não precisa de uma impressora, e sim de uma plotter de recorte. ABRAÇO

  9. Huelton
    09/12/2013 at 17:18

    A Potencial Laser é uma importadora de máquinas plotters entre outras, vale a pena conferir, também vendem pelo Mercadolivre: Plotter de recorte 87cm de boca e Plotter de recorte de 135cm de boca.

  10. ANA ROSALIA
    07/02/2014 at 10:20

    Estou entrando no mercado de brindes personalizados… e gostaria de saber qual a maquina mais indicada para fazer os adesivos, tags, entre outros. Obrigada!

  11. Anna Clara
    08/02/2014 at 01:13

    Qual a melhor plotter de recorte para quem precisar de desenhos mais detalhados.
    Qual você indicaria para fazer adesivos pequenoss?
    Desde já agradeço a atenção!

  12. Mahelenah
    14/02/2014 at 15:17

    Preciso da indicação de plotter de recortes p fazer meus adesivos personalizados p taças, copos, vidros e outros a serem utilizados em máquina de jatear c óxido de alumínio, vão livre 4 x 4 cm. Tbm preciso da indicação dos adesivos utilizados p fabricar os stencils q serão feitos. Grata.

  13. Laís
    16/02/2014 at 10:50

    olá, eu queria fazer forminhas personalizadas para docinhos, qual você me indicaria? quero uma pequena de A4!

    obrigada.

  14. Daniel Reis
    02/04/2014 at 21:09

    Oi Tudo bem, saberia me recomendar softwares que façam isso, tenho um software que veio na impressora porém o mesmo é muito limitado eu fazer os desenhos e salvar no formato dele. Gostaria de um Corel para Impressora diretamente, saberia me informar? Obrigado!

    • vanessa
      04/05/2015 at 19:23

      Olá, uso a Graphtec, ela manda direto do Corel para a impressora. Abçs.

  15. Fabiana
    23/04/2014 at 20:52

    Vou adquirir uma impressora que corta da Silhouette e gostaria de saber como a máquina lê qualquer arquivo do computador ou se há um arquivo específico. Caso seja especifico, ele le volume ou cor do desenho para recortar?

    Obrigada

  16. Henrique Dantas
    30/04/2014 at 11:48

    Bom dia! Gostaria de usar uma plotter de recorte para cortar papel de seda para pipas. Ela aceita cortar papel de seda? Ela faz cortes vazados ou só o contorno? Obrigado!

  17. Marta Helena
    30/04/2014 at 15:29

    A plotter de recorte faz corte vazado em folha de papel de seda?

  18. Renata
    13/06/2014 at 16:02

    Pessoal. Preço que me ajudem… Preciso de um plotter ou máquina do tipo para fazer os recortes de Películas de unha. Para que já saiam recortadas da cartela.
    o que me indicariam?
    Renata

  19. Tamara
    15/06/2014 at 02:46

    Qual modelo imprime e recorta?

  20. Fernanda Maria Barba
    25/06/2014 at 14:46

    Olá!!! Eu possuo a Silhouette Cameo e tenho 02 dúvidas. Eu gostaria de saber se a Cameo suporta um volume relativamente “grande” de trabalho? Pois vou abrir minha empresa loja virtual de bodys de bebês personalizados feitos com filmes de recorte da marca Siser!!! Vi em alguns comentários que a Cameo é para uso doméstico apenas!!! A outra dúvida é que o software da Cameo não permite exportar artes feitas para Photoshop e Corel Drawn…tem até a possibilidade de instalar um aplicativo pago nesse softawre que oferece vários complementos…mas ninguém me responde se eu pagar esse aplicativo eu vou ter essa opção de exportar!!! Gosto e me acostumei muito com o software da Cameo…se eu trocar de plotter…vou ter que trocar de software…e esses são parecidos com o da Cameo…eu consguiria exportar minhas artes da Cameo para um novo software de outra plotter??? Preciso muito dessas respostas!!! Aguardo seu retorno!!! Obrigada

  21. LaRosa
    06/07/2014 at 20:58

    Preciso de uma maquina pra trabalhar com recorte em PVC e em isopor prensado… meu interesse e fazer artigos para decoração de festa .. qual seria a melhor… Um outro questionamento seria… a maquina de recorte precisa de arquivo pre determinado pra recortar a imagem… ou só eu usar o meu desenho no programa que ela faz a leitura e recorta? Obrigada!

    • Marco
      11/07/2014 at 19:34

      Olá… você precisa de um “programa” para definir os traços do recorte sim. ABRAÇO

  22. Daniel
    15/07/2014 at 00:06

    Tenho uma plotter que tipo de lamina uso pra cortar PVC e Eva.

  23. isabel
    15/08/2014 at 21:34

    gostaria de saber se a plotter consegue produzir adesivos para ser aplicados no tecido que o artesao luis moreira faz ele chama de pintura adesivada em tecido

  24. willy
    17/08/2014 at 16:33

    existe plotter de recorte para borracha eva?
    pois tenho interesse em fazer pequenos quebra cabeça, numeros, letras e desenhos, mas só encontro no mercado maquinas de corte, gostaria de saber se existe alguma plotter que corte eva de até 8mm de expessura

    • Debora
      24/03/2015 at 01:30

      Ola vi sua pergunta sobre plotter recortar E.V.A e espessura de 8mm, gostaria de saber se achoue se pode me indicar…
      Obrigada.

  25. Marcia N.Santos Lima
    29/08/2014 at 11:54

    Ola,gostaria de saber se essa impressora ja vem com os molde de desenhos,e como e feito para manusea la,pois tenho interesso de trabalhar com lembrancinhas personalizadas,recorte com aplicaca de adesivo moldes vazados.Qual papel utilizado?

  26. Rodrigo Protazio
    01/09/2014 at 14:56

    Olá Pessoal, tenho uma loja de adesivos decorativos na internet, hoje faço a importação dos adesivos dos EUA, porém, quero começar a produzir nossos próprios adesivos, venho fuçando bastante na Internet e já descobri plotter de todas as formas e tamanhos, porém, preciso de ajuda quanto ao tamanho indicado, preciso de uma plotter de recorte para vinil com boca de 120cm ou uma de 70 cm bastaria para fazer adesivos decorativos? Apos o corte como faço para aplicar a mascará? preciso de alguma outra maquina para fazer essa aplicação? Ficarei grato com a ajuda.

  27. cris
    11/09/2014 at 15:01

    Boa tarde. Eu gostaria de saber se essas máquinas cortam tecidos ou até mesmo a seda para fazer flores. Sem desfiar. Obrigada

  28. MARCELO MURILO DANTAS CORREA
    15/09/2014 at 13:50

    Sou novo no mercado, gostaria estou tentando comprar um plotter de 1,60 de boca, para suplimação, contudo estou meio confuso entre uma marca chamada JET-V0, importada ou epson a diferença de preços e consideravel, o que importa nestas plotter e so a cabeça de impressao

    • Marco
      20/09/2014 at 09:37

      Existem outras que você deve considerar também, como a Mutoh, por exemplo. O custo para manter essa marca é mais baixo que Epson, por exemplo.

  29. marcos
    30/09/2014 at 11:18

    Olá. Um tempo atrás importei uma Graphtec fc8000-160 pois investi em um setor gráfico. Porém hoje já não tenho mais essa empresa e gostaria de vender mas não estou encontrando onde poderia estar oferecendo. Não sei se nesse blog eu poderia estar postando isso mas se não me desculpe. Mas se tiver como indicar empresa ou alguém que se interessaria agradeço.

  30. suzana
    02/10/2014 at 18:21

    Ola!
    Alguem pode me dar informaçoes sobre a Plotter Ejet V0, de 1,60 de boca? ou a de 1,80 de boca? Por favor.
    Obrigada

    • Matheus Martins Almeida
      23/03/2015 at 01:30

      Também estou há dias pesquisando e tá difícil de achar muitas informações, rs
      Pelo que li até agora não achei ninguém falando mal, mas entre tão poucos comentários ainda fica aquela dúvida no ar

  31. Rui
    07/10/2014 at 16:07

    Olá, muito bom suas dicas.

    Gostaria de uma ajuda.

    para cortar moldes de roupas em papel kraft 80gr, qual Plotter me recomenda.

    Desde já agradeço a atenção prestada.

  32. paulo funari
    16/10/2014 at 19:06

    olá
    Bom dia

    qual a Plotter de recorte com melhor custo beneficio do mercado hoje?

    att
    Paulo
    http://www.paulofunari.com
    https://twitter.com/PauloFunari
    https://www.facebook.com/paulo.funari

  33. Renato Oliboni
    17/10/2014 at 21:04

    quero comprar uma plóter de recorte para pequenos trabalhos como adesivação de veículos e sinalização de trasito mais não quero gastar muito, espero que possam me ajudar.

    att: Renato

  34. Maicon
    23/10/2014 at 01:05

    olá comprei uma máquina de recorte da teneth chinesa mas mto boa tem 1,50 de area de recorte útil porem tenho duvida quanto a formulação de valores que devo cobrar por serviço, se alguém puder ajudar agradeço.

  35. Bruna Prass
    27/10/2014 at 14:52

    Olá.
    Tenho uma Foison c48L, mas eu não consigo fazer com que o lazer dela liga normalmente. Faço tudo o que diz no manual e nada, ela ligou umas duas vezes por conta, mas quando mando algo cortar ela desliga e não liga mais.
    No programa de corte dela, que é o Flexi, eu não consigo fazer com que ela leia o tamanho do papel. Já trabalhei com Summa e Graphtec e as duas quando eu ligava, elas liam o papel e já me davam o tamanho. Depois de eu selecionar o desenho no flexi, na janela que para cortar eu tinha uma opção de fazer ela reler o papel só que com a Foison eu não consigo. Tem como alguém me ajudar? Estou bem perdida com essa nova maquina.
    Obrigada

    • Celso Gomes
      08/11/2014 at 13:13

      isso vai depender do modelo da plotter! nao sao todas que fazem a leitura do material…

  36. Amaral Aster
    06/11/2014 at 14:23

    Quero Compra Uma PLOTTER DE RECORTE !!!

  37. Douglas
    19/11/2014 at 18:25

    Bom dia preciso de uma plotter acima de 60 cm de largura que imprima rgb e que recorte detalhadamente alguém pode me indicar uma boa estou no Japão e gostaria de comprar para fazer itasha adevisos grandes para carro obrigado a todos nome da plotter e marca

  38. cristine magalhaes
    30/11/2014 at 21:51

    Boa noite, gostaria da sua ajuda sobre qual ploter de recort devo comprar.Tenho uma copiadora e um impressora konica que imprime vinil e tenho uma ploter de recort silluete mais esta pequena .Tenho dúvida de qual modelo comprar porque atualmente eu imprimi na konica e terceriso fora na ploter de vinil.Quero comprar uma ploter com boca maior mais tenho duvida de qual modelo ,é o que é mira laser e sensor optico.qual a diferença de um do outro?Este programa que vem em alguns modelos de ploter de recort com mira a laser para le e recortar a imagem impressa funciona mesmo??Me ajuda.

    • Moacir
      06/01/2015 at 22:33

      Cristine não entendi…
      Você tem uma impressora que imprimi vinil?
      Pensei que o vinil era só para usar na plotter para recorte.
      Como funciona isso?

    • Moacir Vasconcelos
      03/02/2015 at 09:13

      Cristine, bom dia!

      Vê se consegue me da uma ajudinha…
      Eu tenho uma Epson T1110( sublimatica) e prensa térmica.
      Faço camisas estampadas e gostaria de produzir algodão que é impossível através da sublimação em si.
      Gostaria de descartar o OBM e usar vinil. Tava pensando em comprar uma plotter para recortar o vinil e colocar nas camisas.
      Mas vi que você falou que tem uma impressora que imprimi vinil… como isso funciona e qual a utilidade?
      Eu pensei que não fosse possível imprimir em vinil já que todos tem cores.

  39. Moacir
    06/01/2015 at 22:31

    A máquina de Plotter de Recorte, recorta que tipo de papel?
    Eu poderia recortar OBM com essa máquina?

    • Marco
      01/03/2015 at 17:02

      Sim, é possível!

  40. ELIAS
    03/02/2015 at 14:34

    Preciso de uma Plotter para cortar EPE que é polietineno expandido vocês podekm entrar em contato? Elias 019-7819-6187

  41. Reginaldo
    13/02/2015 at 14:10

    Ola, Gostaria de saber se essas maquinas Plotters consegue
    vazar manta magnética para a produção de ima de geladeira

  42. Daniel
    06/03/2015 at 20:44

    Preciso urgentemente comprar uma plotter de recorte com sensor. Pode ser de 60 de boca. Alguem tem ou sabe de alguma??

  43. Augusto de Melo teixeira
    07/04/2015 at 21:21

    Olá,por favor preciso da indicaçao de uma ploter para adesivos vazados estou estudando a silhuete cameon ,alguem poderia me dar uma dica sé realmente ela corta bem pequenas letras no vinil ,entrando em estado de crise por nao encontrar respostas nesse mar de internet, a deriva ,ou o laser eh o mas recomendado para os contornos delicados , desde já agradeço !!

  44. Kawan
    23/04/2015 at 16:08

    eu sou deisgn e faço plottagem tbm , e não tenho muita noção de que Máquina de recorte eu compro , preciso de uma de mais ou menos 80cm

  45. ERLANE
    13/05/2015 at 11:05

    OLA,MEU FILHO QUER COMEÇAR UM NEGOCIO COM PEQUENOS ADESIVOS PARA ANIVERSARIO CASAMENTOS MAS NÃO POSSO GASTAR MUITO QUAL MAQUINA DEVO COMPRAR TENHO IMPRESSORA JATO DE TINTA COLORIDA.

  46. Luciana
    20/05/2015 at 19:20

    Quero comprar uma, para fazer adesivos, convites, caixas.Corte de tecidos, acetato, papéis gramatura até 240, mais ou menos. Trabalho com lembrancinhas e convites.
    Gostaria de saber qual é a indicada?

  47. juninho
    27/07/2015 at 15:32

    qual melhor marca de plotter recorte???????????

  48. jheimison borges
    28/07/2015 at 14:11

    adsivos para jateamento em taças. que maquina devo adqrir?

  49. JAQUELINE
    24/08/2015 at 00:41

    BOA NOITE UMA GRANDE DUVIDA?
    QUAL IMPRESSORA ME INDICARIA QUE USA VINIL MAS QUE FOSSE PORTE PEQUENO NÃO ESSAS GRANDONAS DE GRAFICAS
    DESDE JÁ AGRADEÇO ♥

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *